Sob regência do reconhecido maestro João Carlos Martins, a orquestra presenteia o público do município com clássicos de Beethoven, The Beatles e do compositor brasileiro Adoniran Barbosa.
Por: SESI Ribeirão Preto
09/05/201816:46- atualizado às 09:03 em 14/05/2018
A Bachiana Filarmônica SESI-SP se apresenta no dia 19 de maio, durante a cerimônia oficial de abertura da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que tem início às 18h30, no Theatro Pedro II. Sob regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, a orquestra entra no palco às 20h e presenteia o público com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e Love OfMy Life. A performance é gratuita e os interessados devem retirar as senhas na bilheteria do Theatro Pedro II. A distribuição será iniciada às 10h do dia 19 de maio e está sujeita à lotação do espaço. Não será permitida a entrada do público após o início da cerimônia.
Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.
Formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. Esse é um presente do SESI-SP à comunidade da região, em sua missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes.
Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP
Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.
Maestro João Carlos Martins
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.
Repertório
SERVIÇO:
Bachiana Filarmônica SESI-SP - regência do maestro João Carlos Martins
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 – Centro – Ribeirão Preto
Data e horário: 19 de maio/2018 – durante a abertura da 18ªFeira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que tem início às 18h30. A Bachiana vai se apresentar às 20h.
Duração: 60 minutos
Capacidade: 1.500
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita