A 11ª edição do Concurso Prof. Electro Bonini faz parte da programação da 23ª Feira Internacional do Livro
08/08/202416:28- atualizado às 16:49 em 08/08/2024
As Escolas Sesi Planalto Verde e Sesi Ribeirão Preto receberam nesta quinta-feira (8), às 14h30, certificações do XI Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura Prof. Electro Bonini, em cerimônia no auditório Meira Júnior.
O concurso, que leva o nome do Professor Electro Bonini, fundador da Assembleia de criação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), recebeu 17 trabalhos de professores de todo o país.
Promovida pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, a premiação integra a programação da 23ª Feira Internacional do Livro (FIL), que acontece de 1 a 11 de agosto em diversos espaços da cidade.
O objetivo do concurso é incentivar, valorizar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens, desenvolvido por professores em ambiente escolar.
O projeto vencedor, intitulado “Narrativas de afeto: conhecendo o que sinto e o que me faz ser quem sou”, realizou a leitura compartilhada do livro "As mais belas coisas do mundo", de Valter Hugo Mãe, com alunos do 9º ano da Escola Sesi Planalto Verde durante o 1º semestre de 2024.
A ação buscou promover a expressão emocional de jovens entre 14 e 15 anos a partir do contato com emoções familiares já vividas, como amor, morte, vida, beleza e a importância das pequenas ações.
Em segundo lugar ficou o “Leiture-se: ler e gostar”, da Escola Sesi Ribeirão Preto, que abarcou cerca de 380 estudantes do Ensino Fundamental II, permitindo a vivência de práticas ativas do ato de ler (individuais ou em grupo) para aprimorar a habilidade de leitura e escrita, além de ampliar o repertório literário e acurar o senso crítico.