Projeto com artistas da região realiza apresentações em diversas linguagens
27/10/202511:37- atualizado às 11:49 em 27/10/2025
De 30 de outubro a 2 de novembro, o Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto realiza o projeto “Corpos em Cena”, com uma extensa programação que reúne grupos e artistas locais, promovendo espetáculos, oficinas e vivências que transitam entre o sapateado, a dança contemporânea e o voguing, conectando arte, educação e diversidade.
A iniciativa busca fortalecer e incentivar a circulação da produção artística regional e criar pontes entre os artistas e a comunidade. O evento também propõe reflexões sobre temas como identidade, pertencimento, corpo, memória e resistência, consolidando o Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto como um espaço plural, democrático e inovador no cenário cultural da cidade.
Mais do que uma mostra artística, o projeto é um convite ao encontro e à escuta. “Corpos em Cena” destaca o papel da dança como ferramenta de transformação, inclusão e expressão, valorizando a arte produzida no interior paulista e o diálogo entre diferentes gerações e estilos.
Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. Para participar, basta reservar ingresso no site do Meu Sesi. Confira a programação completa:
SAPATEADO - Tocando os Pés pelas Mãos
Data: 30/10 - quinta, 19h30
Classificação: Livre
No piano, bateria e sapateado, músicos e dançarinos se encontram para um jogo tão presente na história dessas artes: a improvisação. Através de rítmicas brasileiras, de pé para pé, de mão para mão e entre pés e mãos, o público será convidado a vivenciar essa inusitada banda que celebra brasilidades.
CONTEMPORÂNEA - Cortina de Fumaça
Data: 31/10 - sexta, 20h
Classificação: Livre
Com o casal Helk Pedrassi e Sofia Monteiro em cena, o espetáculo da Plataforma23 propõe uma reflexão potente sobre os diversos tipos de violência presentes no cotidiano, sobretudo aquelas que se escondem sob o verniz da estética, da leveza ou da suposta inocência.
A obra se constrói como um jogo entre forma e conteúdo. A movimentação coreográfica, aliada à trilha sonora e à iluminação, atua como uma verdadeira cortina de fumaça: encobre, disfarça, romantiza. Mas a violência está ali, transformada em piada, ironia ou costume, se fazendo latente nos gestos e nos silêncios.
Ao longo da obra, a cena oscila entre densidade e encantamento, propondo um olhar crítico e sensível sobre os modos como o corpo feminino é atravessado por essas tantas violências sutis.
VOGUING - Vivência Ballroom: Vogue Femme
Data: 01/11 - sábado, das 15h às 18h
Classificação: 14 anos
Conduzida por Diamond Versace e Shonda Candace, essa vivência aberta formativa e afetiva, se dedica à introdução do Vogue Femme e aos fundamentos da cultura ballroom. Com foco no protagonismo de corpos pretos, trans, travestis, latinos e indígenas, essa vivência não é apenas uma aula de dança — é um reencontro com o poder de existir, performar e brilhar.
VOGUING - Vogue Night: Ballroom
Data: 01/11 - sábado, das 19h às 22h
Classificação: 16 anos
Na terra onde o sol castiga, corpos dissidentes incendeiam a cena cultural com orgulho, presença e potência. Em um rito de passagem entre o real e o imaginado, o inferno se torna passarela, e cada passo é uma afirmação de vida.
Inspirado na cultura ballroom — forjada por corpos pretos, latinos, indígenas e, sobretudo, transvestigêneres — este encontro celebra a arte como sobrevivência, o estilo como escudo e o corpo como território político. É ancestralidade e futuro desfilando lado a lado, com salto, leque, atitude e verdade. A passarela aqui é de fogo, mas quem comanda o calor somos nós.
DJ SET: Shonda Candace e Fer Vinhota | DRAG SHOWS: Joanna Dark, Tina Aberta e DJoi | PERFORMANCES BALLROOM: Diamond Versace e Deise 007
CONTEMPORÂNEA - Oficina de Dança Contemporânea
Data: 02/11 - domingo, 9h30
Classificação: Livre
A partir de referências do cotidiano, a oficina realizada pelas artistas Helk Pedrassi e Sofia Monteiro, do espetáculo Cortina de Fumaça, busca experimentar movimentações entre o bruto e a estética, decodificando com o corpo os ruídos que o tema da violência velada reverbera em cada participante.
CONTEMPORÂNEA - Essa Maria Não Sou Eu
Data: 02/11 - domingo, 19h
Classificação: Livre
Em cena, memória e ancestralidade se transformam em gestos, e o corpo se afirma território de resistência. O quadril e a bacia d’água equilibrada sobre a cabeça tornam-se símbolos de opressão a mulheres em múltiplas realidades, mas também anunciam um futuro possível em um debate sensível sobre gênero, violência e emancipação.
Após a apresentação, a bailarina Idris Bahia se une a Helk Pedrassi, Sofia Monteiro e dançarinos da região em uma potente roda de conversa sobre o universo plural da dança.