O que está buscando?

Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto inaugura exposição de J. Borges

Coquetel de abertura conta com show de forró da banda Dona Zefa; reserve seu ingresso gratuito

25/09/202414:12- atualizado às 15:07 em 26/09/2024

Na primeira quinta-feira de outubro (3), às 19h, o Centro Cultural do Sesi Ribeirão Preto celebra a abertura da exposição gratuita ‘O mestre da xilogravura’. O evento contará com  coquetel temático, banda ao vivo e visita guiada. Reserve seu ingresso online através do Sistema Meu Sesi.

A mostra, que é a primeira inaugurada após a morte de J. Borges, celebra o legado do artista, considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o “melhor gravador popular do Brasil”.

A coletânea é composta de 44 xilogravuras - sendo oito delas inéditas - com retratos do agreste, de movimentos políticos, como o cangaço, e de fatos folclóricos. Também integram a exposição outras 28 obras, consideradas as mais importantes da carreira de J. Borges.

Os visitantes vão apreciar obras de diversas fases de sua história, identificadas pelos temas:  Viagem a Trabalho e Negócios, Serviços do Campo, Plantio de Algodão, Forró Nordestino, Plantio de Cana, Feira de Caruaru, Carnaval em Pernambuco e Festa dos Apaixonados. A poesia popular também tem lugar na exposição, que reserva um espaço dedicado especialmente à sua literatura de cordel.

A exposição J. Borges - O Mestre da Xilogravura traz ainda duas obras assinadas por Pablo Borges e Bacaro Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre sua vida e obra, assinada pelo jornalista Eduardo Homem.

A abertura conta ainda com um show da banda Dona Zefa, que apresentará uma roupagem original de grandes clássicos do forró, dialogando com artistas como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Alceu Valença.

A Gerente de Cultura do Sesi-SP, Debora Viana, reforça a importância desta exposição integrar o circuito das mostras itinerantes nos Espaços Galerias. “Com a iniciativa, que começou em Campinas, reforçamos o compromisso que a instituição possui de fomentar o cenário cultural e artístico por meio do acesso do público a obras, ao processo criativo de artistas nacionais e internacionais, à reflexão e à experimentação. Para o Sesi-SP, é de extrema importância a formação de novos públicos em artes, a difusão e o acesso à cultura de forma gratuita. É por isso que desenvolvemos e realizamos projetos das mais diversas áreas e convidamos o público a entrar de cabeça no universo do conhecimento e da arte”

Com curadoria de Ângelo Filizola (1959-2024) e produção e idealização da Cactus Promoções e Produções, a exposição J. Borges - O Mestre da Xilogravura já foi apresentada no Centro Cultural FIESP e nas unidades do SESI em Campinas, São José do Rio Preto, Itapetininga e São José dos Campos.

 

Sobre o artista

Natural do Bezerros (PE), José Francisco Borges (1935 - 2024) já trabalhou como agricultor, artesão, oleiro, pedreiro, carpinteiro e marceneiro. Mas foi na  literatura de cordel e na xilogravura que encontrou seu principal dom.

Com desenhos feitos diretamente na madeira, talhada ao redor da figura desejada, suas obras suas obras foram expostas em países como França, Alemanha, Suíça, Itália, EUA, Venezuela e Cuba; também deu aulas na França e nos EUA, ilustrou livros em vários países e foi destaque no The New York Times. 

Dono de um olhar sensível, J. Borges captou a essência da vida nordestina, trabalho pelo qual recebeu, em 2005, o título de Patrimônio Imaterial de Pernambuco.

 

Serviço

Exposição J. Borges - O Mestre da Xilogravura

Abertura: 3 de outubro - Quinta, às 19h
Temporada: 4 de outubro de 2024 a 9 de março de 2025
Horários: Quarta à sábado, das 11h às 20h; domingo, das 13h às 19h

Entrada gratuita - Reserve no Meu Sesi
Acessibilidade: obras com audiodescrição
Local: Espaço Galeria do Sesi Ribeirão Preto - R. João Ignacchitti, S/N - Jardim Castelo Branco, Ribeirão Preto/SP

Classificação indicativa: Livre
Agendamentos de grupos e escolas: enviar e-mail para jade.coelho@sesisp.org.br

Leia também