09/04/202414:37- atualizado às 13:14 em 10/04/2024
Em teatro existe o que chamamos de ensaio geral. É a assinatura, é onde a equipe técnica, elenco, criadores, produção, todos e tudo são colocados em cena. É o momento em que, ainda sem a plateia, os artistas de teatro finalizam seu período de treino para receber o público para a noite de estreia do dia seguinte.
“De perto ninguém é normal” conta a saga de uma companhia teatral na noite de estreia de seu novo espetáculo. Duas horas antes, a cia. ainda não conseguiu fazer um único ensaio da peça completo, com cenário, figurinos, iluminação, adereços, etc. O caos e o nervosismo tomam conta do elenco quando eles percebem que o tempo está se esgotando e terão que estrear sem um único ensaio geral.
O público terá a oportunidade de presenciar o meta-teatro, estilo de narrativa que coloca em cena um grupo de atores encenando um espetáculo teatral. Assim o espectador pode se divertir com erros e acertos dos ensaios de uma companhia que não consegue ensaiar e corrigir a tempo os contratempos técnicos.
“De perto ninguém é normal” estreia para público no dia 12 de abril contando a saga de uma cia tentando estrear a peça “Arsenic and Old Lace”, de Joseph Kesselring, conhecida no Brasil como “Arsênico e Alfazema” que estreou no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), em 1949, com Cacilda Becker no elenco e direção de Adolfo Celi.
Com dramaturgia e direção de Gustavo Paso, “De perto ninguém é normal” é mais um espetáculo da CiaTeatro Epigenia (mesma cia. da premiada Trilogia Mamet) e e traz no elenco a fundadora junto ao diretor, a atriz Luciana Fa´vero (como Elaine), ale´m de Roger Gobeth (ator Mario Jorge que inerpreta Mortimer Bishop), Ana Andreatta (atriz Mirtz que interpreta Abby Bishop), Fernando Vieira (diretor Rubão que inerpreta Jack Bishop), Jesse Scarpellini (ator Chico que inerpreta Dr. Eistein), Adriana Fonseca (atriz Elsa que interpreta Martha Bishop), Clo´vis Gonc¸alves (ator Jorge que interpreta o Reverendo Jonas e o Delegado Tavares), Vinicius Cattani (ator Juka que inerpreta Teddy Bishop), Rodrigo Pavon (ator Renatinho que interpreta Policial O’Hara), Bruno Ribeiro (ator Bigode que inerpreta o Policial McAllister) e Gustavo Paso (ator Ubaldo que inerpreta Gibbs e Dr. Ludovico).
Se encenar trabalhos autorais é característica do grupo Epigenia, a opção por montar comédias não é frequente na companhia. Cuidadosa em sua proposta de unir arte e entretenimento e levar para cena projetos que abordem assuntos que mexam com os alicerces da sociedade, a Cia. segue alicerçada na tríade: ator, texto e conceito. A nova montagem pretende abstrair as mazelas, ou melhor, deixa-las de lado com objetivo de fazer rir.
SERVIÇO
12, 13, 14, 19, 20 e 21 de abril, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Duração de 80 minutos | Classificação indicativa a partir de 14 anos.
Teatro do Sesi Ribeirão Preto - Rua João Ignacchitti