Contos Negreiros do Brasil retrata a resistência diária de populações negras e periféricas
13/10/202514:48- atualizado às 10:29 em 15/10/2025
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, o Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto apresenta o espetáculo teatral Contos Negreiros do Brasil, adaptação do livro homônimo de Marcelino Freire. A peça é indicada para maiores de 14 anos e tem entrada gratuita, mediante reserva de ingresso no site ou aplicativo do Meu Sesi.
A narrativa parte da perspectiva de que o racismo é motor de guerras cotidianas - contra a cor da pele, a religiosidade ancestral e os povos originários - causando fissuras sociais profundas.
As personagens da trama são homens e mulheres negros que, apesar das violências vivenciadas, seguem reescrevendo a história e subvertendo estatísticas negativas. São inventores de futuros, criadores de arte, ciência, política e afeto.
Das periferias, quilombos, terreiros, ribeirinhos e universidades emergem narrativas que deslocam o olhar hegemônico e afirmam: não são apenas sobrevivência, são potência em movimento.
A oficina "Narrativas Negras - Uma perspectiva própria", voltada para o público acima de 16 anos, acontece no sábado (18), às 14 horas. A construção dramatúrgica usada para a realização do espetáculo Contos Negreiros do Brasil é utilizada para um processo imersivo de autoidentificação e construção textual de um conto pessoal de no máximo cinco minutos.
Todos serão levados a esta carpintaria através de uma dinâmica catártica, uma vivência para encontrar paralelos no recorte racial Brasil/África.
SERVIÇO
TEATRO - Contos Negreiros do Brasil
Data: 17 e 18 de outubro - Sexta e sábado, às 20h
19 de outubro - Domingo, 19h00
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos pelo Meu Sesi
OFICINA - Oficina: Narrativas Negras - Uma perspectiva própria
Data: 18 de outubro - Sábado, às 14h
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos pelo Meu Sesi