Evento busca valorizar e difundir o acesso a curta-metragens brasileiros
16/04/202511:46- atualizado às 11:46 em 16/04/2025
De 15 de abril a 1º de maio, 26 unidades do Sesi no estado receberão a Mostra ‘CINE SESI-SP Curtas-metragens brasileiros’, que traz ao público toda a diversidade e criatividade de obras nacionais, com produções de temas e gêneros audiovisuais variados.
Algumas sessões contarão ainda com debates sobre as produções audiovisuais exibidas, permitindo ao público descobrir e refletir a respeito das etapas de produção e da riqueza do cinema brasileiro.
Confira a seguir os filmes em exibição no Sesi Ribeirão Preto:
Sessão 1
16 de abril, quarta-feira - 10h00
Não recomendado para menores de 12 anos
Amigos bizarros do Ricardinho
Brasil, 2009, comédia, 22 min
Amigos Bizarros do Ricardinho conta a história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos da vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
O Despertar de Aiyra
Brasil, 2024, animação, 18 min.
O Despertar de Aiyra é uma emocionante narrativa que explora a cultura indígena na Amazônia. A história segue Aiyra, uma jovem do povo Dessana, enquanto foge dos invasores que ameaçam sua comunidade. Com a orientação de sua avó e as histórias sagradas, Aiyra fortalece a conexão entre seu povo e a natureza.
Enquanto sua comunidade celebra rituais e luta para preservar suas tradições, as sombras dos colonizadores persistem. Aiyra embarca em uma jornada de autodescoberta, buscando proteger sua cultura, com o auxílio de elementos místicos e a resistência ancestral.
O filme destaca a importância da preservação das culturas indígenas e sua ligação com a natureza. Aiyra se torna uma defensora de suas tradições, resistindo à destruição da floresta e à invasão dos colonizadores. O curta traz uma história inspiradora sobre autodescoberta, resistência e esperança.
Isso sempre acontece
Brasil, 2022, comédia, 15 min
Uma obstinada roteirista que depois de escrever uma trágica morte descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
Sessão 2
23 de abril, quarta-feira - 13h30
Não recomendado para menores de 10 anos
A sombra da Terra
Brasil, 2023, drama, 20 min
Noite de chuvas e trovoadas. Uma pianista solitária dá abrigo a um misterioso andarilho que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.
Boi de conchas
Brasil, 2024, drama, 15 min
Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola – isso é, se ela não virar boi antes, desfortuna acometendo diversos adolescentes da região.
Fixação
Brasil, 2019, comédia, 21 min
Prepare-se para uma jornada intrigante na vida de Carlos, um homem cuja rotina é virada de cabeça para baixo por um acontecimento inusitado. Tudo começa com a audição de uma música aparentemente inofensiva, mas rapidamente ele se vê preso em um fenômeno inexplicável conhecido como Earworm. Uma história divertida que mostrará como um simples acorde pode mudar tudo.
Sessão 3
30 de abril, quarta-feira - 16h30
Livre para todos os públicos
Reserve seu ingresso gratuito
Psico SA
Brasil, 2023, drama/comédia, 17 min
Pedro está afastado do trabalho após um colapso nervoso devido a forma opressora que seu chefe age com os funcionários, durante seu tratamento com a psicóloga, mensagens reveladoras e um inesperado insight aparecem em suas visões, fazendo com que ele encontre respostas reveladoras ao retornar ao trabalho.
Após a exibição, haverá um debate com Alessandro Guimarães, diretor e produtor do filme. Entre suas obras principais, estão o longa ‘Linhas Tortas’ (2023) e as webséries ‘DARZ’ - finalista do Europa film festival e Rio webfest - e ‘ADQSV: Além do que se vê’ - finalista do Europa film festival e Asia Web Awards.